A justificação Pela Fé


De Que Justificação as Escrituras falam?
Segundo as Escrituras a justificação é o ato forense de Deus pelo qual ele, na base da perfeita santificação vicária de Cristo, declarou que o mundo inteiro está justificado aos seus olhos (justificação  objetiva), e transmite e atribui o efeito dessa declaração a quantos traz à fé pela obra do Espírito Santo, através dos meios da graça (justificação subjetiva). ‘Ilustração: o banquete servido na mesa só nos nutre quando dele nos servimos e comemos.’ A justificação nos méritos de Cristo é Real, nós nos servimos dela mediante a fé, e daí o texto bíblico: Rm 3.28: “Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.”; Rm 1.17: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.’”

Qual é a essência da fé que justifica?
A Fé é a confiança segura e firme em coisas esperadas. Fé sem conhecimento é uma impossibilidade, mas um mero conhecimento intelectual do evangelho não é fé. A mera aceitação de fatos e declarações como verdadeiras não é fé. O fato de alguém ser muito versado nas doutrinas bíblicas também não é prova de fé. Todavia, o conhecimento é um pré-requisito para a fé. Esta fé se baseia em conhecimento e convicção, mas é essencialmente confiança do coração. Por isso os textos bíblicos Rm 10.10: “Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.”; Jo 17.3 “E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.”; Rm 10.14, 17 “Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?...Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.”; Hb 11.1 “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”

Os Pormenores da Justificação
1)     Todas as pessoas são pecadoras, culpadas diante de Deus, dignas da morte. Confira:  Rm 3.19,22.
2)     Cristo pagou inteiramente a culpa dos pecados (pela sua vida e morte vicária, em lugar do pecador), movido pelo seu amor e compaixão com o pecador. Confira: 1 Jo 2.2; 2 Co 5.19; Rm 4.25.
3)     Deus perdoou todos os pecados em virtude da redenção de Cristo, credita a favor das pessoas os méritos de Cristo. Por isso da parte de Deus a reconciliação se torna possível. Confira: 2 Co 5.19,21; Rm 5.18; Rm 3.3; 2Tm 2.13.
4)     Pelo evangelho Deus revela este perdão dos pecados conquistado por Cristo. Por isso a ordem de Deus de que o evangelho, a reconciliação mediante o perdão dos pecados seja proclamada até os confins da terra. Confira: 1 Co 2.7-11; Rm 3.21,22; At 13.38; 2 Co 5.19,20.
5)     A promessa do perdão, revelada pelo evangelho, deve ser recebida pela fé. Esta fé surge no coração do ser humano através do crer na promessa. Confira: Rm 10.17; Hb 4.2.
6)     A fé justifica (torna justo) o pecador. Uma vez crendo em Cristo, o ser humano aplica a si mesmo o fato (Cristo pagou a culpa de todos os pecados). Confira: Rm 4.4; Rm 3.28; Mt 22.2-4.
7)     Deus declara o pecador livre do pecado através de sua misericórdia em Cristo, absolvendo-o de todos os pecados sem justiça própria, mas exclusivamente mediante a confiança que tem na justiça de seu Salvador, Jesus. Confira: Rm 4.5-8.
8)     A justificação é perfeita, por isso não é parcial nem progressiva, mas completa. A fé no coração nos garante perdão pleno de todos os pecados. Confira: Sl 103.3; Is 38.17; Cl 2.13.

Por que a fé nos salva?
a)        A fé nos leva a ver a necessidade do perdão, quando reconhecemos com tristeza os nossos pecados, pois Deus não perdoa pecados por a pessoa lamentar o que fez. Exemplo: Judas.
b)       A fé produz boas obras. A fé atua pelo amor. Todavia a fé não nos justifica pelos seus frutos, pois somos justificados independentemente das obras da lei. Confira: Tg 2.17; Gl 5.6; Rm 3.28.
c)        A fé pode ser considerada obra do indivíduo, já que é a pessoa quem crê. É boa obra, agradável a Deus, mas não é obra meritória. A fé é absolutamente necessária como meio da salvação, mas a fé não é o Salvador.  “A fé justifica não por ser obra tão boa e virtude tão bela, mas porque se apega com Cristo e aceita seus méritos na promessa do santo evangelho” (Fórmula de Concórdia). Confira: Jo 6. 28-29.
d)       O que nos salva não é o ato de crer, mas aquilo que cremos. Por isso o poder salvador não está na mão da fé, mas nos méritos de Cristo, que possuimos pela fé. A fé apenas é o meio (único meio), o instrumento pelo qual firmamo-nos nos méritos salvíficos do meu Salvador. Confira: 2 Co 5.19; Ef 1.7; Jo 3.16.

Os Resultados da Justificação
a)      Quando  justificados pela fé passamos do estado de ira (malditos de Deus) para o estado de graça (benditos do Pai). Passamos a ter paz com Deus, consciência em paz, libertos do temor, sentimo-nos protegidos por Deus, desejamos a sua orientação como filhos amados e herdeiros dos céus. Confira: Hb 2.15; 9.14; 10.22; 13.5; Gl 3.26; 4.7; 1 Co  15.55-57; 1 Pe 1.3.
b)     Quando justificados pela fé tornamo-nos membros da Igreja Invisível, pois o perdão dos pecados nos torna participantes da herança dos santos, somos integramos do sacerdócio real e a comunhão dos santos. Confira: Cl 1.12-14; Ef 2.19; 3.15; 1 Pe 2.9.
c)      Quando justificados pela fé tornamo-nos habitação do Espírito Santo, Deus, Cristo vive em nós. Passamos a pertencer a Cristo, temos a Jesus como nosso Senhor, e voluntariamente a Ele queremos servir em resposta ao grande amor que teve e tem para com o pecador. Somos habilitados a viver em novidade de vida. Confira: Tt 3.5,6; 1 Co 3.16,17; 6.19,20; 2 Co 6.16; Jo 14.23; 2 Pe 2.1; Gl 5. 16-23; Ef 4.30.
d)     Quando justificados pela fé um princípio de restauração da imagem de Deus (perfeito conhecimento de Deus e santidade de vida) acontece em nossas vidas, mediante o conhecimento do evangelho, sendo revestidos pela nova natureza criada segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade. Confira: Cl 3.10; Ef 4.24.

“ Creio na salvação somente pela fé.
Só Jesus me livra do pecado e inferno até.
Obra não opera a fé, mas fé produz ação.
Creia em Jesus, viva Jesus, só Ele é Salvação.”